Cascata Comunitária de São João já pode ser vista no Bolhão

13 de junho de 2019


Após mais de 30 horas de oficinas abertas ao público, a cascata já está à vista de todos, no Mercado Temporário do Bolhão. Nesta terceira edição, a instalação integra mais de 600 peças, entre "casinhas" e várias personagens características da cidade do Porto.

 


Pelo terceiro ano consecutivo, o Porto tem  uma Cascata de São João realizada por toda a comunidade, em resultado de 12 oficinas abertas que decorreram ao longo da última semana, entre a Festa da Criança (Quinta do Covelo), o Mercado Temporário do Bolhão e a Oficina Brâmica. 


O objetivo da iniciativa, organizada pela Câmara do Porto no âmbito da programação das Festas de São João, é contribuir para a preservação das tradições e expressões mais populares do Porto, afirmando a identidade da cidade perante os seus mais variados públicos.


Nesta edição, o projeto envolveu mais de 300 pessoas, maioritariamente crianças. Como ponto de partida comum, foi solicitado aos participantes que construíssem e decorassem uma pequena "casa", inspirada nas suas memórias da cidade. Após mais de 30 horas de trabalho com a comunidade, o resultado está agora à vista de todos em pleno Mercado Temporário do Bolhão.

 

As peças que constituem a cascata foram feitas em grés, através da técnica da ocagem. No total, foram necessários 250 quilos de barro e mais de 17 horas para vidrar e enfornar as 601 "casinhas"  que, em conjunto, fazem crescer esta colorida construção.

 

Uma das novidades na composição deste ano foi a inclusão de um conjunto de figuras e elementos tradicionais da cidade, como o São João, o São Pedro, as peixeiras, o manjerico, o "cagão", o peixe, o porco, os fontanários, os coretos, a Torre dos Clérigos, a Muralha Fernandina, as pontes, os barcos, o Pavilhão Rosa Mota ou a Casa da Música.

 

A Cascata Comunitária de São João pode ser apreciada no Mercado Temporário do Bolhão até ao próximo dia 30 de junho. A visita é livre.

Fique informado sobre as atividades do mercado.

© 2018 • Todos os direitos reservados.