© GO Porto

30 dias, 30 produtos!

1 de abril de 2019

Os dias começam a ficar maiores, o sol dá um ar da sua graça, a cor regressa com a chegada da Primavera. A Páscoa está aí à porta, carregada de sabor! Tradição é tradição e é só aqui, no seu Mercado de sempre, que vai encontrar os melhores produtos com a garantia de qualidade e frescura.

 

Hoje, deixamos-lhe uma seleção especial para que a sua Páscoa seja inesquecível!  Desde as frutas e os legumes, passando pelo peixe e pela carne, aos enchidos e queijos, aos vinhos, às flores e às padarias com os bolos da época.

 

Começamos pelo rei da mesa: no nosso talho encontra o melhor e mais saboroso cabrito – compre com antecedência porque a procura é muita. Além disso, nas nossas charcutarias e salsicharias vai encontrar os tradicionais enchidos, o salpicão ou o presunto para dar ainda mais sabor à refeição. Sugerimos também que procure umas boas azeitonas para iniciar o convívio à mesa e, se quiser cumprir ainda mais a tradição, acompanhe-as com a tão especial broa d’Avintes.

 

No corredor oposto, as nossas peixarias têm à sua espera o atum, o bacalhau ou o polvo, lado a lado com o marisco congelado, sempre fresco. E já que aqui está, passe no corredor dos queijos e, com a ajuda dos nossos comerciantes, junte os melhores e mais saborosos à sua refeição.

 

Nenhum prato principal fica completo sem acompanhamentos e, para isso, sugerimos as nossas batatas novas, os nossos ovos caseiros, as favas e as ervilhas de quebrar, tudo regado com um bom azeite português e temperado com alecrim ou outras ervas aromáticas a seu gosto. Pode usar uma das muitas assadeiras de forno, disponíveis nas bancas de artesanato, e dar um ar ainda mais português à sua mesa!

 

E porque a Páscoa não se faz sem doces, o Mercado Temporário do Bolhão dá-lhe várias opções: desde o pão-de-ló às amêndoas, passando pelos deliciosos ovos de chocolate, há ainda folares – doces ou salgados. Se optar por uma versão menos calórica, a fruta é sempre uma boa escolha: as laranjas e os restantes citrinos da época, o ananás dos Açores ou mesmo a fruta cristalizada dão boas sobremesas. Tudo isto, está claro, merece um bom Vinho do Porto: pergunte aos nossos comerciantes as melhores combinações!

 

As tradições são para se cumprir e no domingo de Ramos há sempre lugar a lembranças para madrinhas, padrinhos e afilhados. Aqui, no seu Mercado, variedade não falta: as típicas violetas, os amores-perfeitos ou os ramos de oliveira são os mais comuns, mas, na verdade, um bouquet de flores variadas, as cestas em vime, a roupa de cerimónia ou os brinquedos em madeira irão surpreender miúdos e graúdos.

 

Aqui, no Mercado Temporário do Bolhão, já sabe que as épocas festivas se encontram com a tradição e a simpatia, a variedade e o sabor. Agora, é hora de reunir a família à mesa, recheada com os nossos produtos. Feliz Páscoa!

Fique informado sobre as atividades do mercado.

© 2018 • Todos os direitos reservados.