© Direitos Reservados

As Mulheres do Bolhão

8 de março de 2019

Hoje é dia da Mulher, e não podemos deixar de lembrar as muitas Mulheres que ao longo de gerações contribuíram para a história do Mercado do Bolhão.

São guerreiras apaixonadas, mães orgulhosas, filhas, noras, netas e sobrinhas dedicadas. Mulheres que se emocionam, mas que não deixam lutas por travar.

E de todas que aqui podíamos referir, e que dia após dia transformam o Mercado, escolhemos quatro, por serem exemplo da fibra, força e coragem de que as Mulheres do Bolhão são feitas.

 

Vender no Mercado do Bolhão foi o emprego da Mónica Moreira desde os 15 anos. Começou como empregada numa banca de flores e brindes de casamento, e foi lá que conheceu o seu marido, também ele filho de uma vendedora do Mercado. Hoje está à frente da Cafetaria Tasse e é entre doces, salgados e café, que espalha simpatia e atenção por clientes e colegas.

 

Para Rosa Gonçalves esta profissão herdou-a da mãe, que tinha uma banca de quinquilharias. Trabalhou 31 anos na distribuição alimentar, mas acabou por vir dar continuidade ao negócio da família. A Rosa está à frente da Grainha Bolhão, que é uma garrafeira com muito charme e portefólio apelativo.

 

Já a Maria José Macedo, veio para o Mercado ainda em criança, quando uma tia e madrinha, vendedora de flores artificiais e naturais no Mercado, a recebeu em sua casa. Recorda os 46 anos de Bolhão, com emoção, e é nos Sabores de Fantasia que a encontra, entre chocolates, gomas, mel, doces e gelados.

 

A Helena Rosa Pereira, por sua vez, está no Mercado há 45 anos, num negócio que também herdou da família, na venda de vinhos e pão. O Cantinho da Dona Rosa dedica-se atualmente em exclusivo a vinhos, mas a qualidade e o atendimento personalizado continuam a ser o foco principal.

 

O que estas mulheres têm em comum é que falam com saudades dos tempos que passaram, mas veem o futuro do Mercado do Bolhão com esperança, e acreditam que a tradição de um mercado de frescos com produtos de qualidade para os portuenses, é para ser mantida.

 

Estas Mulheres vivem a sua profissão com paixão, são francas naquilo que pensam e dizem, e têm histórias de vida sofrida e de muito trabalho. Mais do que os produtos que vendem, são elas mesmas que trazem sucesso aos negócios, com a sua capacidade de adaptação e reinvenção ao longo da vida.

 

Temos muito orgulho destas e de todas as nossas Mulheres do Bolhão.

 

A todas elas, um Feliz dia da Mulher!

Fique informado sobre as atividades do mercado.

© 2018 • Todos os direitos reservados.