© Filipa Brito

No MT do Bolhão a cascata é de todos

13 de junho de 2018

Está a nascer por várias mãos, com o contributo de quem quiser moldar o barro, a Cascata Comunitária de São João. Este ano a criação nasce no Mercado Temporário do Bolhão, ganhando forma em oficinas abertas a toda a população, realizadas no local e em ateliers da cidade. O resultado final é revelado no dia 22 de junho.

 

 

Hoje de manhã, como mostram as fotos, foi bom o ritmo de produção de peças no espaço montado no Mercado Temporário Bolhão. Criatividade e sobretudo vontade em participar são as tónicas de uma iniciativa que se torna mais rica quanto maior for a participação pública.

 

Inserida no programa oficial das Festas de São João do Porto, a construção da cascata foi iniciada no dia 7. Veja o calendário do projeto a partir de hoje e as oficinas em que ainda pode participar: 

 

> Dias 13, 14 e 15 de junho
10h00-12h30: Brâmica - Oficina de Cerâmica (Rua de Santo Isidro, 181);
15h00-17h30: BOA - Bombarda Oficinas de Artes (Rua de Adolfo Casais Monteiro, 59);

 

> Dias 13, 14, 15 e 16 de junho
10h00-12h30: Mercado Temporário do Bolhão;
15h00-17h30: BOA - Bombarda Oficinas de Artes;
15h00-17h30: Brâmica - Oficina de Cerâmica;

 

> De 20 a 21 de junho: Montagem da Cascata

 

> Dia 22 de junho: Inauguração da Cascata Comunitária do Porto no Mercado Temporário do Bolhão

 

A participação nas oficinas a decorrer no Temporário do Bolhão não requer inscrição. A admissão é feita mediante ordem de chegada e dentro dos horários definidos e da capacidade do espaço, a funcionar desde o início de maio na Rua de Fernandes Tomás, n.ºs 506/508, e onde estão os vendedores de frescos e lojistas do edifício icónico do Bolhão, que já se encontra em processo de restauro.

 

Já a participação nas oficinas a decorrer nas oficinas BOA e Brâmica requer inscrição. Os interessados devem enviar um email para termarbranco@gmail.com (Brâmica) ou para boa.cristinacamargo@gmail.com (BOA) e aguardar resposta com a confirmação de disponibilidade.

 

A Cascata Comunitária de São João é um projeto com autoria, conceção e coordenação geral de Cristina Camargo e Teresa Branco, em colaboração com a PortoLazer. O facto de se realizar no MT do Bolhão mostra a importância na vida da cidade deste espaço marcadamente popular, assumidamente portuense, que merece a visita de todos.

Fique informado sobre as atividades do mercado.

© 2018 • Todos os direitos reservados.