© Miguel Nogueira

Mercado do Bolhão já pode avançar

26 de janeiro de 2016

A Câmara do Porto já recebeu o parecer vinculativo da Direção-Geral de Cultura que permite requalificar o Mercado do Bolhão. No final da reunião pública do executivo, Rui Moreira disse-o aos jornalistas, indicando que o documento chegou à Câmara no final da semana passada, o que vai permitir lançar o concurso público até ao início de abril, tal como previsto.

 

Na sessão camarária de hoje, o executivo aprovou por unanimidade uma redução de 40% nas taxas superiores a 10 euros pagas pelos comerciantes do interior do Bolhão, o que visa a preservação dos atuais comerciantes que deverão regressar ao mercado, após a sua requalificação.

 

O projeto de requalificação do Mercado do Bolhão foi já apresentado à CCDRN para que possa ser candidatado a fundos comunitários, mas Rui Moreira já esclareceu que a obra se fará em qualquer circunstância.

 

O programa, orçado em mais de 20 milhões de euros, inclui a construção de um mercado transitório, onde os comerciantes do Bolhão permanecerão durante os dois anos previstos para a obra.

 

Rui Moreira apresentou em abril do 2015 o seu projeto para o mercado, que visa o restauro e preservação do edifício e a sua modernização. O mercado será um mercado de frescos, público, gerido pela Câmara e não será transformado ou adulterado.

Fique informado sobre as atividades do mercado.

© 2018 • Todos os direitos reservados.