Construção do Mercado do Bolhão

20 de maio de 1914

Em 1914, inicia-se a construção do atual edifício, desenhado pelo arquiteto António Correia da Silva, que conferiu monumentalidade à praça de mercado que ali existia.

 

O Mercado do Bolhão foi edificado em plena 1.ª Guerra Mundial, entre 1914 e 1917, altura em que o negociante portuense Elísio de Melo presidia à primeira vereação da era republicana e a quem a cidade ficou a dever, também, entre outros importantes projetos de urbanização, a abertura da Avenida dos Aliados. O projeto e orçamento do novo Mercado do Bolhão é apresentado pelo próprio Elísio de Melo na reunião de vereação de 23 de abril de 1914.

 

As obras iniciaram a 19 de julho desse ano e, em 1915, eram postas a concurso as primeiras lojas do mercado.

 

Influenciado pela arquitetura da École des Beaux Arts, Correia da Silva projeta um edifício neoclássico que conferiu ao mercado a mesma grandiosidade que marca a Estação de São Bento, do arquiteto José Marques da Silva, também ele influenciado pela escola parisiense.

 

Tratou-se de uma obra avançada para a época, devido à utilização do betão armado em conjugação com estruturas metálicas, as coberturas em madeira e cantaria de pedra granítica.

 

Desenvolvido em volta de um chafariz com quatro bicas, o mercado tem dois pisos ligados por várias escadarias e um amplo pátio central, que se subdivide em dois espaços exteriores através de uma galeria coberta, construída já na década de 40 do século XX.

 

A entrada principal do edifício, orientada a Sul, possui um frontão brasonado e ladeado por esculturas de pedra da autoria de Bento Cândido da Silva, que representam Mercúrio e Flora, os deuses da mitologia clássica consagrados ao Comércio e à Agricultura, respetivamente.

 

A diferentes cotas estão as entradas laterais, pela Rua de Sá da Bandeira e pela Rua de Alexandre Braga, que dão acesso a um patamar intermédio com escadarias que ligam ambos os pisos. A entrada Norte, pela Rua de Fernandes Tomás, dá acesso direto ao piso superior.

Fique informado sobre as atividades do mercado.

© 2018 • Todos os direitos reservados.